Aparecida nasceu de um milagre, quando em 1717 os pescadores Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves pescaram no rio Paraíba do Sul a imagem de uma Santa Negra.

Era época de pouca pesca, para servir um banquete ao governador de Minas Gerais e São Paulo, Dom Pedro Miguel de Almeida, que passava pela Vila de Guaratinguetá, os três pescadores lançaram sua rede ao rio. Primeiro, pescaram um corpo de imagem, sem cabeça, depois, ao jogarem novamente a rede, tiraram do rio a cabeça da imagem, que se encaixava perfeitamente ao corpo. A pesca milagrosa da imagem de Nossa Senhora Aparecida era um sinal de que esta cidade seria abençoada.

 

 

Aparecida, com seus 112Km², tem hoje (2005) cerca de 35 mil habitantes. Gente que vive do comércio movimentado pela fé daqueles que vêm agradecer ou pedir graças à Santa Padroeira do Brasil. Conhecida mundialmente, a Estância Turístico-Religiosa de Aparecida recebe anualmente milhões de pessoas, vindas de todos os campos do Brasil e exterior.
Entre as festas que movimentam a cidade estão a de São Benedito, que acontece uma semana após a Páscoa, e a de Nossa Senhora Aprecida, que acontece de 03 a 12 de Outubro, com uma novena festiva na Basílica Nova, movimentado toda a região do Vale Paraíba.

No carnaval, a cidade oferece retiros espirituais, rebanhões e atividades profanas para aqueles que também buscam diversão sadia durante as folias de momo.

Em Aparecida existem vários prédios antigos, Seminários e Igrejas que merecem ser visitados. Os pontos turísticos também são muitos, todos com infra-estrutura para atender de maneira adequada o romeiro que vem a Aparecida.Para aqueles que gostam de diversão, a cidade oferece um parque temático, com brinquedos e atividades religiosas e culturais. No Santuário Nacional encontra-se um Centro de Apoio ao Romeiro, com vasto comércio para todos os gostos.

Aparecida tem 18 escolas, entre particulares, municipais e estaduais, 04 unidades de saúde, 11 igrejas e 01 autarquia municipal. A cidade de Nossa Senhora Aparecida emancipou-se de Guaratinguetá em 17 de Dezembro de 1928.

A imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida é de terracota-argila, que depois de modelada é cozida em forno apropriado e mede cerca de 40 centímetros de altura. A cor acanelada, com que hoje é conhecida, deve-se ao fato de ter sido exposta, durante anos, ao picumã das chamas das velas e dos candeeiros.

 

Segundo alguns especialistas, seu estilo é seiscentista. Após ser estudada pelo Dr. Pedro de Oliveira Ribeiro, pelos Monges Beneditinos do Mosteiro de São Salvador (na Bahia), Dom Clemente de Silva Nigra e Dom Paulo Lanchenmayer, pôde-se afirmar que a Imagem é do século XVII. Tarefa difícil foi determinar o autor da pequena imagem, pois a mesma não estava assinada. Após longo estudo, resolveu-se atribuir a autoria a Frei Agostinho de Jesus (Monge Beneditino).
Caracterizam seu estilo: forma sorridente dos lábios, queixo encastoado, tendo no centro uma covinha, penteado, flores em relevo, broche de três pérolas na testa e porte empinado para trás.

Depois de ser pescada por três pescadores, em 1717, a imagem ficou em poder da família do pescador Felipe Pedroso, durante 15 anos. Nessa época a imagem foi mantida na casa do pescador, onde as pessoas da vizinhança se reuniam para rezar. A devoção a Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi crescendo no meio do povo e muitas graças foram alcançadas por aqueles que rezavam diante da imagem.

Em 1978, após o atentado que a reduziria a quase duzentos fragmentos, a imagem foi encaminhada ao professor Pietro Maria Bardi – na época diretor do Museu de Arte de São Paulo que a examinou, juntamente com o Dr. João Marinho, colecionador de imagens brasileiras. A imagem da Santa foi totalmente reconstituida pela artista plástica Maria Helena Chartuni, que na época era restauradora do Museu.

FESTA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA

“Dai-nos a benção, oh Mãe Querida, Nossa Senhora de Aparecida…

12 de Outubro, Dia da Padroeira do Brasil, Dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

Encontrada nas águas do Rio Paraíba do Sul, em 1717, a Rainha e Padroeira do Brasil, dentre todos estes anos, é saudada por milhares de peregrinos de todos os rincões brasileiros, que vem a esta cidade, humildemente, para louvar e agradecer as graças alcançadas pela intercessão da Mãe Aparecida.

De 03 a 12 de outubro, acontece a novena em louvor à Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no Santuário Nacional, com a participação de toda a comunidade aparecidense. Durante todo o dia de Nossa Senhora, são realizadas, com a presença de mais de 200mil romeiros, missas em louvor à Padroeira do Brasil e manifestações populares em todo o município e Pontos Turísticos.

Chegada a hora da Ave Maria, 18:00H, todos os anos é realizada uma procissão em louvor à Santa, saindo da Basílica Velha e percorrendo as ruas da cidade até o Santuário Nacional. Ao término da procissão, é realizado no Pátio das Palmeiras, shows musicais e pirotécnicos encerrando o evento.

O Aniversário de Aparecida é comemorado em 17 de DEZEMBRO.

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = 'https://connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v3.2'; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));
VISITE NOSSA LOJA
SOBRE APARECIDA